Descubra agora quanto tempo leva para recomeçar a receber o Bolsa Família após visita ao CRAS
Alguns beneficiários relatam que tiveram o benefício do Bolsa Família cancelado, mas já realizaram a atualização cadastral após visita ao CRAS. Mas o aplicativo do Cadastro Único mostre que a atualização foi feita, o app do Bolsa Família ainda indica benefício cancelado ou bloqueado.
Isso ocorre porque, após a atualização do cadastro, o sistema avalia os dados cadastrais para verificar se a família cumpre os critérios para receber o benefício. O prazo para reversão do cancelamento depois da visita ao CRAS é de 180 dias após a atualização.
Vale lembrar, que, para receber o Bolsa Família, é essencial ter renda mensal de até R$ 218 por pessoa, manter o cadastro atualizado, garantir a frequência escolar de crianças e adolescentes e manter a caderneta de vacinação das crianças em dia.
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Bloqueios no Bolsa Família
Em abril, a Averiguação Cadastral Unipessoal resultou no bloqueio do Bolsa Família de 1,2 milhão de pessoas que informaram morar sozinhas ao se cadastrarem no segundo semestre de 2022. Agora, elas precisam atualizar as informações para voltar a receber o benefício. O objetivo é verificar quem realmente mora sozinho.
Quem teve o benefício bloqueado tem 60 dias para atualizar o Cadastro Único. Se, em visita ao CRAS, a pessoa comprovar que mora sozinha e preenche os requisitos do Bolsa Família, o benefício será retomado, incluindo as parcelas bloqueadas.
Correção de distorções
O ministro Wellington Dias destaca que o objetivo não é penalizar, mas corrigir distorções. A entrada de cadastros unipessoais em março foi 66% menor que a média de 2022, indicando que as ações estão surtindo efeito.
O Cadastro Único é fundamental para o acesso a diversos programas, benefícios e serviços. Em abril, 113 mil novas famílias foram incluídas no Bolsa Família. O MDS está realizando ações de correção e qualificação dos registros e identificação das famílias inscritas.
Ações para atualização do Cadastro Único
O Programa Emergencial de Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único de Assistência Social (Procad-SUAS) foi estabelecido para fortalecer o atendimento e a qualificação do Cadastro Único, com R$ 199,5 milhões transferidos a municípios e estados.
As ações envolvem capacitação de entrevistadores em busca ativa e a realização de oficinas e cursos para profissionais da assistência social. O MDS trabalha em dois eixos: correção das informações do cadastro e inclusão de famílias que precisam ser atendidas.
Além disso, foram acrescentados R$ 200 milhões ao orçamento de gestão do Bolsa Família para incentivar a atualização cadastral e verificação de condicionalidades do programa.
Quem teve o benefício bloqueado receberá um SMS com instruções para atualizar o cadastro ou cancelar o Cadastro Único, conforme a situação de moradia. A mensagem será semelhante à esta abaixo:
Regularizando pagamentos do Bolsa Família em visita ao CRAS: passo a passo
Para regularizar os pagamentos do Bolsa Família, é importante seguir alguns passos durante a visita ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município. Aqui está um guia simplificado para ajudá-lo nesse processo:
- Agendamento: Primeiramente, verifique se é necessário agendar um horário para ser atendido no CRAS. Alguns municípios exigem agendamento prévio, que pode ser feito por telefone ou presencialmente.
- Documentação Necessária: Antes de ir ao CRAS, reúna todos os documentos necessários para a atualização do Cadastro Único, como:
- Documento de identidade (RG) de todos os membros da família;
- CPF de todos os membros da família;
- Título de eleitor;
- Comprovante de residência atualizado;
- Comprovante de renda (holerites, contracheques, declaração de trabalho autônomo, etc.);
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Carteira de trabalho (mesmo que não tenha registro de emprego);
- Declaração escolar das crianças e adolescentes.
- Atualização Cadastral: No CRAS, informe que deseja atualizar seu cadastro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Um profissional irá auxiliá-lo no preenchimento das informações e na conferência dos documentos.
- Verificação de Condicionalidades: Se o motivo do bloqueio ou cancelamento do benefício estiver relacionado ao descumprimento de condicionalidades (como frequência escolar ou acompanhamento de saúde), certifique-se de regularizar essas situações. Leve consigo documentos que comprovem a regularização, como atestados de frequência escolar ou cartão de vacinação atualizado.
- Esclarecimento de Dúvidas: Aproveite a visita ao CRAS para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o Bolsa Família, como critérios de elegibilidade, valores do benefício, prazos para regularização e outros assuntos pertinentes.
- Acompanhamento: Após a atualização cadastral, o CRAS irá encaminhar as informações para análise. Pode ser necessário aguardar um período até que o sistema processe as mudanças e regularize o pagamento do benefício. Mantenha-se informado sobre o status do seu cadastro e do benefício através dos canais oficiais, como o aplicativo do Bolsa Família ou o site do Cadastro Único.
- Revisões Periódicas: Lembre-se de que o Cadastro Único deve ser atualizado a cada dois anos ou sempre que houver mudanças significativas na composição familiar ou na situação socioeconômica. Isso ajuda a evitar futuros bloqueios ou cancelamentos do benefício.
Seguindo esses passos, você poderá regularizar os pagamentos do Bolsa Família e garantir o acesso aos benefícios a que sua família tem direito.