‘Erro ao localizar conta’: seu benefício do Bolsa Família está em risco?
O aumento significativo no número de acessos ao Caixa Tem tem provocado instabilidade no sistema. Isso resulta na inoperância de serviços essenciais, como o pix, e na ocorrência de mensagens de “erro na localização de contas”, impedindo a movimentação financeira dos usuários do Bolsa Família.
Essa mensagem de erro no Bolsa Família tem deixado muitos usuários preocupados quanto a um possível cancelamento do benefício. Mas será que os pagamentos do programa estão em risco por conta desse erro na localização da conta? Entenda o que está acontecendo no aplicativo.
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Funcionalidades do aplicativo
Os beneficiários do Bolsa Família, um programa crucial de assistência social no Brasil, enfrentam desafios recorrentes no acesso ao aplicativo Caixa Tem. Essa ferramenta digital é vital para mais de 21 milhões de famílias, que dependem dela para movimentar os recursos recebidos do programa, além de outros benefícios como o abono salarial PIS/Pasep e o saque do FGTS.
O Caixa Tem foi projetado para facilitar o crédito dos benefícios em contas poupança digital. Ele é utilizado tanto para a movimentação do Bolsa Família quanto para outros pagamentos, como o FGTS e o abono salarial Pis/Pasep. Para evitar aglomerações nas agências bancárias, a Caixa optou por efetuar o pagamento dos benefícios exclusivamente por meio da poupança digital, acessível pelo aplicativo. Os beneficiários podem, através do app, realizar pagamentos de boletos, efetuar compras diretamente na maquininha e realizar transações online. No entanto, essas funcionalidades têm apresentado falhas recentemente.
Problemas frequentes, erros e soluções
Dentre as queixas mais comuns estão dificuldades para consultar o saldo, falhas no pagamento de boletos e o erro de “conta não localizada” pelo sistema. Muitos usuários recorrem às redes sociais para relatar o mau funcionamento do aplicativo. Mensagens como “conta não localizada, não identificamos Poupança Social Digital aberta para você” ou “houve um erro ao consultar a conta disponível” têm causado preocupação entre os beneficiários.
Recentemente, os erros mais frequentes incluem o aviso “Erro ao localizar a conta. Não foi possível retornar os dados da sua conta” e o erro de conta bloqueada “É necessário regularizar o seu acesso. Procure uma agência”. A Caixa informa que esses problemas ocorrem devido a picos de acesso simultâneo no aplicativo. Como solução temporária, o
Banco sugere que os beneficiários tentem acessar o app em horários alternativos, com menor fluxo de usuários, preferencialmente após as 22h.
Dicas para usuários do Caixa Tem
Se você se deparar com o erro de “conta não localizada”, mantenha a calma. Sua conta e benefício continuam ativos, e a mensagem é apenas um erro temporário devido à sobrecarga no sistema. Não é necessário tentar se cadastrar novamente, pois o sistema já reconhece o CPF existente. É essencial manter o aplicativo atualizado para garantir o funcionamento adequado dos serviços.
O Caixa Tem é frequentemente a única maneira de acessar recursos do auxílio emergencial, Bolsa Família ou FGTS fornecidos pelo governo. Para minimizar os erros, certifique-se de ter instalada a versão mais recente do Caixa Tem em seu celular. A última versão, v.1.87.1, foi lançada em 19 de dezembro de 2023.
A Caixa ressalta que as operações devem ser realizadas inteiramente pelo celular, eliminando a necessidade de visitar uma agência bancária. Outra recomendação para manter a estabilidade do aplicativo é limpar o cache do Caixa Tem nas configurações de aplicativos do seu celular. Se, após verificar todas essas questões, o problema persistir, entre em contato com a Caixa Econômica Federal para obter assistência.
Alternativas para consulta e atualização dos dados
Com a consulta dos dados do Bolsa Família disponível nos principais canais, os beneficiários podem recorrer a outras opções para se informar sobre os pagamentos. Além dos aplicativos Caixa Tem e Bolsa Família, é possível utilizar o aplicativo do Cadastro Único e o Portal Cidadão da Caixa para verificar a situação do benefício. Também é viável entrar em contato pelo telefone 121 do MDS ou pela central da Caixa no número 111, proporcionando canais alternativos para esclarecimento de dúvidas e atualização de informações.